terça-feira, 30 de julho de 2013

Os conceitos do liberalismo.

Afinal que ideias novas são essas?
Na linguagem comum costumamos chamar de liberal a pessoa tolerante e generosa, tanto no sentido de não controlar gastos no sentido de não ser autoritária. Chamamos também de liberais os profissionais como médicos, dentistas, advogados, quando trabalham por conta própria.
Aqui no entanto, não nos interessam  esses significados da palavra liberal, mas sim os que indicam o conjunto de ideias éticas, políticas e econômica da burguesia, em oposição a visão ao mundo da nobreza feudal.
A burguesia interessava separar Estado e sociedade, entendo nesta última o conjunto das atividades particulares dos indivíduos.Sobretudo as de natureza econômica. Essa separação reduziria igualmente a interferência do privado no público, já que o poder procurava outra fonte de legitimidade diferente da tradição e das linhagens da nobreza.

Os três aspectos do liberalismo

O liberalismo pode ser entendido pelo menos sob três enfoques: O político, o ético econômico
.Liberalismo político:constitui-se contra o absolutismo real e buscou nas teorias contratualistas a legitimação do poder, que não mais se fundava no direito divino dos reis nem na tradição e herança , mas no consentimento dos cidadãos. Decorreu dessa maneira de pensar o aperfeiçoamento das instituições de voto  e da representação, a autonomia dos poderes e a limitação do poder central.
Liberalismo ético: supõe o prevalecimento do estado de direito, que rejeita o arbítrio, as prisões sem culpa formada, a tortura as penas cruéis ( como da foto acima: Guantánamo), e estimula a tolerância para as crenças religiosas. Para tanto defende os direitos individuais, como liberdade de pensamento, expressão e religião.
Liberalismo econômico: Opõe-se inicialmente a intervenção dos reis nos negócios, que se exercia por meio de procedimentos típicos da economia mercantilista , tais como a concessão de monopólio e privilégios. A economia liberal consolidou-se com o escocês Adam Smith (1723-1790) e o inglês David Ricardo (1772-1823), que defendiam a propriedade privada dos meios de produção e a economia de mercado baseada na livre iniciativa e competição.

Imagem: Prisão americana de Guantánamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário