quarta-feira, 31 de julho de 2013

O que é cooperativismo?

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida, é modelo econômico capaz de unir  desenvolvimento econômico e bem estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, é o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital, visa as necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Essas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva o sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes associados a valores universais. O cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.
Definição: Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer as aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
Valores: As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os membros acreditam nos valores  éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos seus semelhantes.
A cooperativa como meio de sobreviver à crise: Na Inglaterra na época da revolução industrial, existiam muitas fábricas de operários carregados de problemas e necessidades, pois enquanto as fábricas, prosperavam, os operários viviam quase na miséria. Muitas horas de trabalho, salário muito baixo, desemprego, fome etc. Então, em meio a todos esses problemas, alguns operários resolveram se reunir para procurar uma solução e sentiram que só através da cooperação poderiam sobreviver a crise. Através da união de 28 tecelões (operários), é criado um pequeno armazém  cooperativo de consumo a " Sociedade dos equitativos pioneiros de Rochdale. E aí, foi lançada a semente do cooperativismo em Rochdale em 1844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário