sábado, 22 de outubro de 2016

Deixe que o amor seja seu professor.

Existem 6.909 línguas no planeta. Poucos países possuem apenas uma língua- Papua - Nova Guiné, por ex, tem 832, algumas são mais populares que as outras, como o mandarim que é falado por mais de um bilhão de pessoas. Diversas línguas são faladas apenas por um povo. E todas elas possuem uma palavra, um caractere ou um som para o 'amor'. Todos nós falamos e refletimos sobre o amor, mas para entendê-lo precisamos lembrar que o amor não é uma palavra. 

A palavra sozinha, não diz nada. Não passa de um símbolo. A palavra amor não define amor; apenas informa que estamos falando sobre ele. O problema de usar palavras para falar de coisas como o amor é que elas reduzem a ideia a um objeto ( pois não pode ser encontrado, possuído ou mantido), a palavra cria uma distância entre nós e o sentimento, como se fôssemos coisas separadas. Não importa que idiomas falemos, algo se perde quando nos apoiamos nas palavras para definir o amor.
Para conhecer o amor, antes de mais nada voce precisa aceitar que ele não pode ser definido. Nenhuma palavra pode defini-lo, pois ele não é apenas um nome. O intelecto não pode defini-lo, pois a mente lida com ideias, e ele não é apenas uma ideia. A religião não pode defini-lo, pois ele é espiritual demais para caber em qualquer doutrina. A ciência também não pode defini-lo, pois a essência do amor não pode ser aprisionada em tubos de ensaio nem separada em aceleradores de partículas. Ninguém detém os direitos sobre ele, pois o amor é maior que toda a humanidade.
Mas não é porque o amor não pode ser definido que voce não pode conhecê-lo. Há muitas coisas interessantes na vida que também não tem explicação. Os psicólogos não são capazes de definir a psique, e ainda assim nós continuamos explorando a mente. Os teólogos acreditam que, na verdade, não existe um nome para Deus. Os físicos reconhecem que o universo é feito de energia, mas eles não conseguem precisar o que é energia.
Algumas pessoas dizem que o amor não pode ser definido porque ele é comedido, misterioso, provocador. Considerando essas descrições, parece que atribuíram ao amor as características de uma pessoa que rejeita investidas sexuais. Esse é outro caso de projeção. O amor está disponível para todos nós, sem exceções. Tudo que nós precisamos fazer é nos entregar a ele.
Eu gosto de pensar na palavra 'amor' como uma porta. Se voce apenas olhar para ela, tudo o que verá, é uma ideia sobre o que ele é. Mas se estiver disposto a se aproximar dela, abri-la e entrar, vai conseguir vivenciar o que é o amor. Para ser íntimo do amor voce precisa ir além das palavras, deixar para tr´s os preconceitos, esvaziar a mente e se permitir dissolver-se no amor. Agora estamos realmente chegando a algum lugar. Finalmente podemos parar de tentar definir o amor e deixar que ele nos defina.
O amor não pode ser definido, mas pode ser reconhecido. Minha mente não explica, mas meu coração sabe exatamente o que é. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário